As flores do nosso quintal sempre nos encantam e enchem os nossos olhos de beleza e cor.
São flores de diferentes tamanhos,formas e cores. Algumas perfumadas, e outras tem um perfume secreto que só os mais delicados insetos podem sentir.
Algumas são vistosas e exóticas… E tem aquelas que nos conquistam pelo seu tamanho e desenho delicado. E são todas irmãs de uma mesma família : Milagres nossos de cada dia!
Um dia desses, brinquei com as minhas sobrinhas e o meu filho menor,dizendo que eles estavam fazendo tanto barulho que nem dava pra escutar a conversa das flores…” Como vou saber o que as orquídeas estão conversando hoje ?” Falei ,disfarçando o sorriso.
A menorzinha foi logo acrescentando,” Tia, hoje elas não estão conversando não…Hoje elas estão cantando, não tá ouvindo?”
Entrei na brincadeira e disse,fingindo seriedade,” Mas eu não estou entendendo a música…” E a espertinha arrematou a estória: ” É que elas cantam na língua delas…A língua das flores! “
Fiquei rindo muito daquela estórinha nossa…Mas fiquei imaginando se as teorias da Física Quântica não diriam que as plantas emitem sons inaudíveis aos ouvidos humanos…Que só poderiam ser ouvidos ,assim como acontecem com certos perfumes , por determinados insetos polinizadores. Afinal de conta, as flores têm muitos recursos para atrair estes bichinhos,tão importantes para o ciclo de vida das plantas.
Depois desse episódio com as crianças, às vezes fico lá no quintal,admirando aquelas flores tão queridas… Fecho os olhos por uns segundos, imaginando aquele “coral” inaudível de pétalas…E quando a brisa fresca balança as flores, eu quase ouço as suas vozes… Um sorriso encantado me escapa e digo baixinho pra mim mesma…Sim, elas cantam!
