Quantcast
Channel: orquídeas – se essa lua fosse minha
Viewing all articles
Browse latest Browse all 12

Novas flores no nosso jardim…

$
0
0

Quem chega aqui no Rio, por volta de uma da tarde, neste pleno início de julho, jura que errou de estação de ano, e  que o inverno deve estar passando bem longe destas belas terras cariocas.

E quem dirá o contrário, debaixo de um céu límpido,azul e um sol quentinho,com jeito no mínimo de uma terna primavera?  Pois é, assim tem sido os nossos acolhedores dias nesta cidade maravilhosa, para a justa alegria de seus habitantes, na maioria generosos e calorosos seres humanos, chamados de cariocas.

Mas nesta semana, aqui no nosso quintal, onde algumas flores desafiam a chegada do inverno e emprestam o seu doce colorido ao nosso cotidiano, seres recém chegados,de origem asiática, provocaram por aqui um doce burburinho,e em nós, um delicioso contentamento: As encantadas e misteriosas orquídeas da Ásia!

Descendentes de uma casta extraordinária de bravas orquídeas, que habitam desde a misteriosa índia até a distante China, com presença registrada até na cadeia montanhosa do Himalaia, estas fabulosas plantas prendem o nosso olhar e aguçam a nossa imaginação… São tão exóticas que fazem o nosso coração sonhar!

E elas chegaram assim,de mansinho, no cair de uma tarde quente, trazendo renovo,frescor e uma nova alegria no ar…  Como é bom ter novas companheiras aqui no nosso singelo e encantado jardim!

Primeiro veio a exuberante “Cymbidium rosa”, orquídea terrestre , de porte altivo e flores imensas e majestosas,cujas pinturas do labelo nada ficam à dever à maestria dos grandes pintores… Decididamente uma planta de muita personalidade e impressionante beleza!

Coloquei-a, provisoriamente, para morar no velho banco de madeira, e ali está, vizinha de violetas e outras pequenas plantas… Pareceu-me até que ficou contente, embora o seu jeitinho nobre pareça constranger as companheiras bem mais modestas… Mas como também é planta meio “zen”, de “alma” tipicamente oriental,acho que no fundo nem se importa lá com essas coisas, e aceitou de bom grado  a singela vizinhança…(Rs…)

                       Depois chegou aquela curiosa belezinha, de flores muito exóticas e que me encanta sempre que a vejo, a “surrealista” orquídea “sapatinho”, também conhecida pelos nomes de “orquídea vasinho” ou “sapatinho de dama”…De nome científico mais complicado, gênero”Paphiopedilum”, estas são encantadoras plantinhas,que podendo ser criadas em vasos, penduradas em árvores ou até em cima de pedras, exprimem uma beleza diferente e mágica… Parecem até que sairam de alguma estória de contos de fadas! (Rs…)

                           Então, como a outra “prima” recém chegada, também foi morar lá pras bandas do nosso velho banco, com aquele jeitinho alegre de quem adora uma novidade! (Rs…) E acredito que por ser mais “extrovertida”, com um biotipo mais “ousado”, já fez amizades com todas as plantinhas da vizinhança… (Rs…)

Mas o que eu ainda não contei foi que,  além destas queridas plantinhas de berço oriental, outras brasileirinhas vieram também, como o novo antúrio de “chocolate” e outras novas e tão queridas “flores de maio”, para trazer ainda mais beleza e poesia ao nosso pequeno jardim!

                       E assim, vamos aumentando a nossa singela coleção destas cactáceas, incluindo agora uma de flores de cor vermelha e outra de cor branca… Preciosas flores de pura magia!

Pétalas suaves e delicadas que embelezam qualquer cantinho de uma casa!

                    Ainda embaladas pelo sol, que aquece este nosso cantinho verde escondido do mundo,  as nossas plantinhas aqui desfrutam de um certo sossego e carinho… São pequenas criaturas que nos surpreendem e  nos retribuem  com suas belezas únicas e tão especiais…  Nossas queridas companheiras do reino vegetal,antigas ou recém-chegadas, que além de todos os nossos problemas e desafios da vida, ajudam a fazer de nossa casa um pequenino oásis de aconchego, amor e paz , seja no frio do inverno ou no calor do verão…

E aqui vão os meus desejos de um inverno bonito, suave e acolhedor para todos vocês, queridos amigos e queridas amigas!!!!

Um abraço grande e iluminado!!!!

                  Teresa



Viewing all articles
Browse latest Browse all 12